sábado, 12 de março de 2011

CHEGA DE CULPA - OS 30 PECADOS ALIMENTARES PERMITIDOS PARA 2011

Sabia que você não precisa ser assim tão santinha à mesa. Algumas tentações estão, sim, liberadas. Mas, para que suas escapadas não pesem  -  Literalmente  -  na sua silhueta, respeite a periodicidade indicada e mantenha sua rotina de atividades físicas ( no mínimo três vezes por semana). Só não vale cometer os 30 pecados no mesmo dia, ok? Aí, nem sua alma, tampouco sua curvas, vai para o céu! 





Podemos comer sim... mais sem exageros!






1-BATATA FRITA: Peça sua porção!, porém, certifique-se de que as outras opções no prato sejam saudáveis, como filé de frango grelhado com salada. E nos outros 29 dias do mês você deve manter uma dieta equilibrada, ok?

2- TROCAR ARROZ PELA SOBREMESA: Uma vez a cada 15 dias, dá para substituir arroz, feijão ou batata pela sobremesa favorita, mesmo que seja petit gâteau de chocolate com sorvete de creme. "Divida a delícia com o namorado (marido) ou amiga".

3- BIFE À MILANESA: Vale devorar unzinho, uma vez por semana. Para ficar menos pecaminoso, asse em vez de fritar. "Passe a carne no leite desnatado e polvilhe farinha de rosca antes".

4- PÃO FRANCÊS: Se for no domingo ou em uma escapada na quarta-feira (em um ou em outro, ok?), tudo bem. E aí priorize outros itens integrais.

5- COXINHA: Perfeito mesmo seria se você devorasse o salgadinho apenas em esporádicas festinhas infantis. Quer mais? Uma vez a cada 15 dias e nada além.

6- CHEESERBÚRGUER: Morre por uma mordida? " Dispense as batatas fritas (ok, vale beliscar algumas da amiga que foi com você a lanchonete) ou o refrigerante (prefira água de coco)". E atenção: "Como é rico em gorduras, carboidratos, calorias, fique longe do sanduíche pelos 15 dias seguinte".

7- FEIJOADA: Capriche na couve e evite as carnes gordurosas. Fatias de laranja são ótimas para absorção do ferro do feijão. Cota máxima: uma vez por mês.

8- BISCOITOS ANTES DA CAMA: Essa é a pior hora para esse tipo de guloseima. Mas, se o desejo for grande... saboreie com calma até três , uma vez por semana. No dia seguinte, 60 minutos de atividades aeróbica para purgar o pecado.

9- PICANHA: Ama churrasco? Um corte de carne mais gorduroso está liberado duas vezes por mês. acompanhe com salada e vinagrete, um copo de refri, de caipirinha ou um chopinho.

10- BRIGADEIRO: Poooode. Até três pequenos nas crises de TPM. Só compense fazendo mais exercícios aeróbicos ( e refeições leves) na véspera e no dia seguinte.

11- PIZZA: Não precisa mais fugir desse programa. Basta pedir massa fina e com cobertura leve como mussarela, atum, frango, abobrinha, escarola ou espinafre. "Consuma até duas fatias no fim de semana, mantendo equilíbrio na alimentação de segunda a sexta-feira".

12- CROISSANT: Por ser rico em gordura, é melhor reservá-lo para o café da manhã quinzenal na padaria, com os amigos. O mesmo vale para o delicioso pão na chapa com manteiga, ok?

13- CAIPIRINHA: Pecado tarja preta: "O álcool inibe a censura para comer, aumenta o apetite e atrapalha o trabalho do fígado. Por isso, seu consumo deve ser eventual e moderado. Tomar mais de uma taça de vinho tinto por dia já é excesso. Se for beber caipirinha ou chope, reserve a tentação para os fins de semana. É aconselhável comer um tipo de proteína junto para equilibrar a quantidade  de carboidrato ingerida com a bebida. Liberada somente duas caipirinhas no happy hour, uma vez por semana, com um copo d'água entre elas. "Desde que não acompanhe frituras e queijos gordos".

14- CHANTILLY NO CAFÉ: Uma vez por mês. "Mas não ultrapasse uma colher de sobremesa do creme", Quanto ao café, aconselha-se eleger uma hora do dia para consumi-lo e não extrapolar três xícaras ao dia.

15- OVOS DE PÁSCOA: "Coma um bombom ou até 30 gramas de chocolate por dia em vez de devorar tudo em uma sentada".

16- OVO FRITO: Dá para comer esse item que lembra infância a cada 15 dias. Quente ou cozido, é ainda melhor, pois preserva a luteína e a zeaxantina, essenciais para a manutenção da saúde dos olhos. E, graças à colina, protege o sistema cardiovascular.

17- PIPOCA COM MANTEIGA: Na próxima vez que for ao cinema, entregue-se a um pacote médio (desde que a cada 15 dias). "A pipoca é rica em fibras, que ajudam no processo de saciedade".

18- COUVERT (petiscos antes do prato principal): Se for almoçar grelhado com salada, o pão com sardela, as azeitonas e a berinjela estão liberados. Só não vale ser todo dia. Deixe para o fim de semana.

19- BOLO COM COBERTURA: "Escolha um dia na semana para comer uma porção do seu doce preferido e, então, faça refeições sem frituras e refri". É preciso maneirar porque as altas doses de gordura e de açúcar induzem à compulsão alimentar.

20- PASTEL: Um por mês, dos grandes, é a quantidade segura. Prefira prepará-lo em casa, porque na feira ou no barzinho o óleo é reutilizado. "Isso faz com que haja acúmulo de acroneína, que aumenta os níveis de colesterol, os riscos de infarto e câncer, e também sobrecarrega o fígado".

21- LEITE CONDENSADO: Imagine colocar na boca um gole desse manjar pecaminoso... A cena pode se repetir a cada sete dias! Uma colher de sobremesa é a cota.

22- MACARRÃO: E por que não? Para o molho, manjericão com tomates frescos é ótima  pedida uma vez por semana.

23- MOLHO  BRANCO: Sim, ele é muito calórico e rico em gordura saturada. "Mas dá para consumir com vegetais, gratinado no forno, e não mais que uma vez a cada quinzena".

24- BEIRUTE: Trocar o feijão com arroz por um sanduíche não vai fazer você arder no fogo eterno, desde que dê preferência  a queijos e carnes magras, com salada. "E no máximo, duas vezes por mês".

25- REFRIGERANTE: Uma vez por semana, ok? E limite-se a um copo, e da versão normal. Mesmo assim, todos têm sódio, retêm líquidos. "A bebida dá celulite, aumenta os riscos de osteoporose, cárie, diabetes, obesidades e doenças cardíacas".

26- CAFÉ COM LEITE + PÃO DE QUEIJO: É uma opção de lanche, à tarde. "No restante da semana, troque por uma fruta ou sanduíche de pão integral com queijo branco".

27- REPETIR O PRATO: "Vale colocar apenas 50% da porção anterior e abrir mão da sobremesa".

28- SALAME: Embutidos são gostosos, mas não saudáveis, por terem sódio e conservantes. "Coma duas ou três fatias, no máximo uma vez ao mês".

29- SORVETE: Sim! Só não ultrapasse uma bola nem escolha  mais de uma cobertura por vez. A escapadela é permitida uma vez por mês.

30- LULA À DORÊ: O mesmo vale para bolinho de bacalhau. se estiver com amigos, coma meia dúzia de pedaços e vá dar uma volta. E mantenha uma alimentação equilibrada ao longo da semana.

==================================================
3 PECADOS CAPITAIS  - APESAR DE MÉDICOS E NUTRICIONISTAS CONCORDAREM QUE PROIBIR ALIMENTOS  E HÁBITOS NÃO É O MELHOR CAMINHO, EXISTEM ALGUNS QUE VOCÊ DEVE EVITAR.
==================================================

1- BACON Uma colher de sopa de bacon picadinho na salada é menos pior que acompanhado de ovo ou no hambúrguer. A frequência permitida? Uma vez a cada dois meses. "E no dia seguinte faça um suco detox diurético,  com água de coco, couve e limão".

2- JEJUM Pecado sem-vergonha: Quando a fome vem, é arrasadora. "A idéia de que para perder peso é preciso fechar a boca está tão ultrapassada quanto a dieta do abacaxi. O jejum bagunça o metabolismo, induz a abusos e desequilibra a oferta de nutrientes. 

3- ADOÇANTE Esse é o tal lobo em pele de cordeiro. "O melhor é aprender a tomar bebidas sem adoçá-las". Pesquisas já mostram que quem consome adoçantes artificiais ganha mais peso, pois eles despertam o desejo por carboidratos.


Fonte: Revista Nova, editora abril, edição 450, ano 39, No 3 , março de 2011.
Nutricionistas: Suzana Bonumá, de São Paulo,
Elaine Pádua, da clínica DNA Nutri em São Paulo,
Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em São Paulo.

Nutrólogo: Wilson Rondó Jr, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário